Os seguintes temas serão abordados no período do curso:
Os seguintes temas serão abordados no período do curso:
- Neuroplasticidade e aprendizado;
- Neuroanatomia funcional e as correlações com a linguagem e a fala;
- Substrato cerebral da expressão e compreensão verbal oral com enfoque em fonética, fonologia, léxico, semântica e discurso;
- Interrelação da linguagem com outros domínios cognitivos.
- Linguagem e comunicação humana;
- Contribuição da estimulação transcraniana não invasiva na pesquisa em linguagem;
- Linguagem no idoso: mudanças estruturais e funcionais do cérebro idoso. Implicações para o uso da estimulação transcraniana não invasiva;
- Controvérsias do uso da estimulação transcraniana não invasiva na afasia pós-AVC. O modelo da inibição inter-hemisférica;
- Controvérsias do uso da estimulação transcraniana não invasiva na afasia pós-AVC. Variabilidade dos efeitos clínicos. A questão da individualização da aplicação da técnica;
- Exames de neuroimagem: tomografia computadorizada; ressonância magnética e tractografia. O que é preciso saber e como interpretar?
- Neuroanatomia funcional e as correlações com a deglutição;
- Exames de imagem e deglutição: o que é preciso saber e como interpretar? Tomografia Computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), RMFuncional, DTI (Diffusion Tensor Imaging);
- Histórico da corrente elétrica como ferramenta de modulação cerebral
- Eletroencefalograma – sistema 10/20;
- Fundamentos básicos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC);
- Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua em seres humanos
- Mecanismos de ação da ETCC;
- Parâmetros de segurança;
- Métodos de aplicação;
- Tipos de eletrodos e intensidade de corrente;
- Quando e como utilizar a técnica de ETCC;
- Etapas de avaliação pré aplicação da neuromodulação;
- Evidências científicas do uso da ETCC;
- Os instrumentos de avaliação e medidas de avaliação pré e pós neuromodulação: medidas fisiológicas;
- Aspectos éticos e normativos do uso da ETCC;
- Prática base introdutória da ETCC;
- ETCC no idoso;
- Benefícios da aplicação da ETCC na encefalopatia crônica não evolutiva, na espasticidade e na dor;
- Benefícios da aplicação da ETCC nas disfunções pré-frontais;
- Benefícios da aplicação da ETCC no autismo; TDAH; Dislexia; DEL e Apraxia de Fala na Infância;
- Apraxia de fala na infância (AFI) e aplicação clínica da neuromodulação não invasiva: o que sabemos?
- Conceituação e caracterização da AFI;
- Substratos neurodesenvolvimentais relacionados aos processos de fala;
- Biomarcadores e sinais discriminativos para o diagnóstico diferencial;
- Bases para a intervenção: princípios de aprendizagem motora;
- Evidências científicas das abordagens de tratamento;
- Apraxia de fala na infância e neuromodulação: evidências científicas e clínicas;
- Histórico Estimulação Magnética Transcraniana (EMT);
- Fundamentos básicos da EMT;
- Mecanismos de ação da EMT;
- Parâmetros de segurança;
- Métodos de aplicação da EMT;
- Tipos de equipamentos e bobinas;
- Possibilidades de uso da EMT na Fonoaudiologia;
- Quando e como utilizar a técnica de ETCC ou EMT?
- Etapas de avaliação pré aplicação da neuromodulação (Tractografia, limiar motor – Hot Spot);
- Evidências científicas do uso da EMT;
- Aspectos éticos e normativos do uso da EMT;
- Benefícios da aplicação da ETCC e da EMT em lesões encefálicas adquiridas;
- Aplicação clínica nas afasias, disartrias, apraxias de fala adquiridas e cognição;
- Workshop: prática da aplicação da ETCC e EMT e apresentação de casos clínicos;
- Neuromodulação transcraniana na depressão;
- Epidemiologia e bases fisiopatológicas da depressão
- Aspectos clínicos e diagnósticos do TDM: subtipos de depressão; conceito de depressão resistente
- Avaliação do risco de suicídio
- EMT na depressão: ciência e prática clínica
- indicação e contraindicações
- protocolos
- escalas de avaliação
- acompanhamento multiprofissional
- manutenção
- discussão de casos reais
- comorbidades
- desafios terapêuticos
- Neuromodulação transcraniana na tontura e no zumbido;
- Estimulação do nervo vago;
- Avaliação neurofisiológica da deglutição: um olhar para os potenciais evocados motor e sensorial;
- Revisão e discussão crítica da literatura: o que sabemos e para onde vamos?
- Paradigmas para neuromodulação em disfagia: quem estimular, que área e protocolos de estimulação;
- Aspectos éticos do uso da ETCC e EMT na reabilitação;
- Topografia eletrocortical, EEG quantitativo correlacionado à técnicas modulatórias:
- Neurofisiologia e topografia cortical (áreas de Brodmann)
- Atividade elétrica cerebral e ritmo cortical (circuitos neurais);
- Gerador das ondas, ondas cerebrais e padrões associados;
- Evidências científicas sobre EEGq correlacionado à algumas patologias;
- Sistema de colocação de eletrodo 10-20;
- Apresentação de equipamentos e softwares;
- Apresentação da avaliação de EEG quantitativo;
- Introdução à leitura de traçado e análise de alguns grafoelementos;
- Princípios de análise dos dados registrados em mapas de cabeças, histograma, gráficos e tabelas;
- Conceitos básicos para construção de raciocínio clínico e discussão de casos correlacionando os achados de EEGq com Neurofeedback e outras técnicas de neuromodulação;
- Correlação dos achados de ERPs, PE’s e outros testes e exames para a neuromodulação
- Passado presente e futuro da neuromodulação;
Carga horária: 250h/a de conteúdo teórico-prático e discussão de casos clínicos, sendo 120h/a de aula presencial e prática supervisionada entre os alunos.
Corpo docente:
- Fonoaudiólogos: Andréia Pühl; Elisabete Giusti, Henrique Porto; Lúcia Mourão; Renata Cardoso
- Fisioterapeutas: Luanda Collange; Nedi Magagnin
- Médicos: Lúcia Zanotto de Mendonça; Luciana Estácia Ambrós; Márcia Radanovic; Renato Ferreira
- Convidados internacionais: Felipe Fregni (EUA), Sandra de Carvalho (Portugal) e Weslania Nascimento (Espanha);
Público alvo: Fonoaudiólogos
Datas e horários:
- Agosto/2025:
- 20 de agosto (4ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 21 de agosto (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 27 de agosto (4ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 28 de agosto (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 30 de agosto (sábado) das 09:00 às 18:30 PRESENCIAL
- 31 de agosto (domingo) das 08:00 às 17:30 PRESENCIAL
- Setembro/2025:
- 04 de setembro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 11 de setembro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 18 de setembro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 27 de setembro (sábado) das 09:00 às 18:30 PRESENCIAL
- 28 de setembro (domingo) das 08:00 às 12:00 PRESENCIAL
- Outubro/2025:
- 02 de outubro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 09 de outubro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 16 de outubro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 23 de outubro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 25 de outubro sábado) das 09:00 às 18:30 PRESENCIAL
- 26 de outubro (domingo) das 08:00 às 17:30 PRESENCIAL
- Novembro/2025:
- 06 de novembro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 13 de novembro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 15 de novembro (sábado) das 09:00 às 18:30 ONLINE
- Dezembro/2025:
- 04 de dezembro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 12 de dezembro (6ª feira) das 09:00 às 18:30 PRESENCIAL
- 13 de dezembro (sábado) das 09:00 às 18:30 PRESENCIAL
- 14 dezembro (domingo) das 08:00 às 17:30 PRESENCIAL
- Janeiro e Fevereiro/2026:
- 29 de janeiro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 05 de fevereiro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 12 de fevereiro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 19 de fevereiro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 26 de fevereiro (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- Março/2026:
- 05 de março (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 12 de março (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE – 19 de março (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 26 de março (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- Abril/2026:
- 09 de abril (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 16 de abril (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 23 de abril (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- Maio/2026:
- 14 de maio (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 15 de maio (6ª feira) das 09:00 às 18:30 PRESENCIAL
- 16 de maio (sábado) das 08:00 às 16:30 PRESENCIAL
- 21 de maio (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- Junho/2026:
- 13 de junho (sábado) das 09:00 às 18:30 PRESENCIAL
- 14 de junho (domingo) das 08:00 às 12:00 PRESENCIAL
- Agosto/2026:
- 06 de agosto (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 13 de agosto (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- 20 de agosto (5ª feira) das 19:00 às 22:00 ONLINE
- Mais um encontro online com data e horário a definir (após as datas de maio de 2026).
Investimento:
- À vista (TED/PIX): R$14.137,00
- Pagamento parcelado, sem juros, no cartão de crédito:
- À vista: R$15.366,00
- 6x de R$2.561,00 (cobrança recorrente)
- 9x de R$1.707,35 (cobrança recorrente)
- 12x de R$1.280,50 (cobrança recorrente)
- 15x de R$1.024,40 (cobrança recorrente)
- 18x de R$853,67 (cobrança recorrente)
- Se você é aluno(a) ou ex-aluno(a), nos consulte para condições facilitadas de pagamento
OBS: Desconto de R$250,00 para grupos de 5 pessoas (todos do grupo recebem o desconto, independente do pagamento ser à vista ou parcelado).
- Curso híbrido (presencial e online pela plataforma ZOOM). As aulas presenciais ocorrerão na Rua Maranhão 584 cj 93 Higienópolis – São Paulo – SP
- Os encontros online síncronos serão gravados e as aulas ficarão disponíveis até o término do curso.
A RESERVA DA VAGA SERÁ FEITA MEDIANTE PAGAMENTO
Dados para depósito: Itaú (341) – Ag 0061 – c/c 99849-8 – Camila Fussi Saúde e Educação Ltda – CNPJ: 07.599.245/0001-26
PIX: 07.599.245/0001-26
Para pagamento via cartão, escolher a opção CARTÃO na ficha de inscrição (será enviado o link de pagamento).
***Ver política de devolução / cancelamento na ficha de inscrição.
Veja o CV dos docentes:
ANDRÉIA PÜHL
Fonoaudióloga pela UPF-RS; Mestre pela PUC-SP; Extensa formação em Neuromodulação Não Invasiva pelo Instituto Scala em parceria com a Universidade de Harvard; Formação em Neuromodulação Não Invasiva no AVE pelo Instituto Scala em parceria com a Universidade de Harvard; Experiência clínica e hospitalar em atuação Fonoaudiológica em Neurologia e Oncologia; Mais de 13 anos de experiência em reabilitação neurológica, sendo 7 anos de experiência em estudos e aplicação de neuromodulação não invasiva para reabilitação fonoaudiológica; Foi coordenadora do Setor de Fonoaudiologia no Serviço de Neurologia e Neurocirurgia – SNN de Passo Fundo RS por 8 anos; Sócia proprietária e coordenadora da Fonoaudiologia adulta do Instituto Umani (Passo Fundo – RS) onde atende pacientes neurológicos e já aplicou, em conjunto com a equipe multiprofissional (médicos neurologistas e fisioterapeutas), a neuromodulação em mais de 300 pacientes. Experiência em tractografia pré neuromodulação.
ELISABETE GIUSTI
Fonoaudióloga graduada pela UNESP
Especialização em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações pela Faculdade de Medicina da USP
Doutora em Línguística pela Universidade de São Paulo
Fonoaudióloga clínica com expertise em transtornos do desenvolvimento da fala e da linguagem e, especialmente, nos transtornos motores de fala (apraxia e disartria)
Terapeuta com certificação no Método Hanen (programa de orientação voltado aos pais – como os pais podem ajudar no processo de desenvolvimento da linguagem) pelo Hanen Centre – Canadá
Terapeuta com formação no Método PROMPT (Nível I e II) pelo Prompt Institute, EUA e com experiência em outros métodos como DTTC (Dynamical Temporal and Tactile Cueing, Dra Edythe Strand) e ReST (Rapid Syllable Transition Training), técnicas indicadas para crianças com transtornos motores da fala
Consultora técnica e sócia benemérita da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA)
FELIPE FREGNI (EUA)
Professor of Physical Medicine & Rehabilitation, Harvard Medical School; Professor of Epidemiology, Harvard T.H. Chan School of Public Health; Research Center Director, Spaulding Neuromodulation Center, Department of Physical Medicine & Rehabilitation, Spaulding Rehabilitation Hospital and Massachusetts General Hospital; Program Director, Clinical Research Collaborative Learning Training Program – Principles and Practice of Clinical Research (PPCR), ECPE, Harvard T.H. ChanSchool of Public Health;
HENRIQUE PORTO
Fonoaudiólogo; Formação em Neurociências UFBA- 2009; Extensa Formação em neuromodulação não invasiva no Instituto Scala e ifADo – Alemanha; 12 anos de estudos e aplicação de Neuromodulação Não Invasiva; Mais de 800 pacientes atendidos em diversos países: Brasil, Portugal, Alemanha, Grécia e Eslovênia; Aprimoramento em Disfagias Orofaríngeas; Coordenador de Fonoaudiologia do Hospital Agenor Paiva; Estudante de Medicina
LUANDA COLLANGE
Fisioterapeuta; Pós-doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo; Neuromodulation Fellowship, Spaulding Rehabilitation Hospital – Harvard Medical School; Mais de 200 pacientes atendidos em protocolos de neuromodulação não invasiva. Mestre e Doutora em Ciências da Reabilitação – Universidade Nove de Julho; Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na Infância e na Adolescência – ABRAFIN; Diretora Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN; Docente da Universidade de Sorocaba. Coordenadora do Centro de Neuroestimulação Pediátrica (CENEPE REAB, São Paulo – SP) e Vento Leste: Habilitação Infantil Especializada (Sorocaba – SP).
LÚCIA MOURÃO
Fonoaudióloga pela UNIFESP; Pós doutorado na Columbia University, NY – USA, no período de 2014-2015, e Pós-doutorado na Purdue University, IN – USA no período de 2015-2016; Mestrado e Doutorado em Neurologia / Neurociências pela UNIFESP; Professora da UNICAMP; Docente dos Programas de Pós Graduação em Gerontologia e do Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM – UNICAMP
LÚCIA ZANOTTO DE MENDONÇA
Médica neurologista pela USP; Mestre e Doutora em Neurologia – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Professora do curso de Fonoaudiologia – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Professora do curso de Psicologia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia; Membro do DC de Distúrbios Cognitivos – Academia Brasileira de Neurologia
LUCIANA ESTÁCIA AMBRÓS
Médica pela Universidade de Passo Fundo (UPF)
Especialização em radiologia no hospital beneficência portuguesa de São Paulo
Fellow em neurorradiologia no hospital beneficência portuguesa de São Paulo
Mestre em ciências médicas UFRGS/ universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Preceptora da residência médica de radiologia
Professora da cadeira de radiologia Universidade de Passo Fundo
MÁRCIA RADANOVIC
Médica Neurologista; Pós-doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP; Mestre e Doutora em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP; Médica pesquisadora do Laboratório de Neurociências (LIM-27) – Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – FMUSP.
RENATO FERREIRA ARAÚJO
Médico psiquiatra; Mestre em Neurociências pela UFMG; Formação em Estimulação magnética Transcraniana pela USP e HARVARD; Membro da Clinical TMS Society; Ministra diversos cursos nacionalmente para formação de profissionais da saúde na área de neuromodulação não invasiva; Ampla experiência em psiquiatria intervencionista com foco no tratamento de depressão de difícil tratamento; Sócio Diretor da Clínica Mangabeiras, referência em tratamento de transtornos psiquiátricos.
SANDRA DE CARVALHO (PORTUGAL)
Psicóloga; Professora Auxiliar em Neuropsicologia e Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Translacional no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Formada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho e doutora em Psicologia pela mesma universidade.
Realizou pós-doutorado na Universidade de Medicina de Harvard, onde se especializou em neurociências básicas e clínicas. Completou ainda, na mesma universidade, uma especialidade em ensaios clínicos e metodologias de investigação.
Especializou-se em técnicas não invasivas de estimulação cerebral pela Universidade UCL (Londres), Universidade de Göttingen (Alemanha) e pela Harvard Medical School. Área em que tem trabalhado há mais de 10 anos, tanto na prática clínica como de investigação.
WESLANIA VIVIANE NASCIMENTO (ESPANHA)
Fonoaudióloga e doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Pós doutoranda do Laboratório de Motilidade Digestiva – Universidade Autónoma de Barcelona. Coordenadora do Master Degree in Swallowing Disorders – UAB e diretora do Instituto de Reabilitação e Ensino em Fonoaudiologia – InReab
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