Esse curso visa capacitar o fonoaudiólogo a atuar com segurança e assertividade em disfagia neonatal e pediátrica.
Os seguintes temas serão abordados no período do curso:
- Anatomofisiologia da deglutição neonatal e pediátrica;
- Neuroplasticidade e aprendizado motor;
- O que o fonoaudiólogo precisa saber sobre as principais afecções do RNPT;
- Avaliação clínica fonoaudiológica neonatal e pediátrica;
- Protocolos de avaliação clínica e de transição alimentar em neonatologia e pediatria;
- Critérios para início e progressão da dieta VO em neonatologia e pediatria;
- O que o fonoaudiólogo precisa saber sobre aleitamento para atuar em UTI neonatal e com lactentes disfágicos?
- Indicação e tipos de via alternativa de alimentação;
- Recursos terapêuticos: manuseios, técnicas e utensílios;
- Programa “cue-based feeding” com RNPT;
- Avaliação e intervenção fonoaudiológica em disfagia pediátrica com ou sem acometimento neurológico;
- Videofluoroscopia da deglutição em neonatologia e pediatria;
- O recém nascido/ lactente com disfagia – alterações estruturais e funcionais;
- Cirurgias aspirativas e cirurgias de vias aéreas;
- Protocolo PAD/PED; intervenção fonoaudiológica para pacientes que fazem uso de CPAP, catéter de alto fluxo ou tubo T (Montgomery);
- O lactente sibilante;
- O paciente pediátrico traqueostomizado;
- Traqueostomias e válvulas de fala e deglutição;
- A criança que passou por intubação traqueal prolongada;
- O que o fonoaudiólogo precisa saber das principais afecções respiratórias que podem impactar na clínica do paciente disfágico:
- Broncodisplasia
- Pneumonias
- Bronquiolites
- Fibrose cística
- Manejo clínico dos pacientes traqueostomizados, dependentes de oxigênioterapia, ventilação mecânica invasiva ou não invasiva;
- Treinamento muscular respiratório e sua interface com a disfagia;
- Exame e monitoramento clínico respiratório dos pacientes disfágicos:
- Como realizar a ausculta pulmonar
- Entendendo os sons da ausculta pulmonar
- Videoendoscopia da deglutição em pediatria;
- Medidas xerostômicas: indicação, contraindicações e possibilidades;
- Como o estado nutricional interfere no desenvolvimento da criança;
- Quando a intervenção nutricional está indicada no paciente disfágico e como auxiliar na manutenção da via oral;
- Suplementação oral: quando deve ser utilizada e até quando consegue adequar as necessidades da criança;
- Influência do refluxo gastroesofágico, intolerância a lactose e alergia alimentar na evolução da via oral;
- Gastrostomia: quando indicar, melhor técnica e principais dificuldades no manejo;
- Desafios da via oral segura em condições médicas complexas: cardiopatia congênitas, atresia de esôfago, dismotilidades intestinais e doenças metabólicas;
- Fotobiomodulação aplicada à disfagia em pediatria
- Bandagem elástica na reabilitação da disfagia em pediatria
- Uso da estimulação elétrica neurofuncional: o que o fonoaudiólogo deve saber para atuar com esse recurso em disfagia pediátrica?
- Desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e sensório motor oral de 0 a 2 anos;
- Intervenção precoce, a importância do olhar ampliado para que a criança possa se beneficiar de todo o potencial da neuroplasticidade para o seu desenvolvimento;
Os temas abordados serão discutidos a partir dos casos clínicos apresentados pelos professores. Os participantes também poderão apresentar seus casos clínicos.
Carga horaria: 145h/a
Corpo docente:
- Fonoaudiólogas: Déborah Salle Levy; Flávia Martins Ribeiro; Karina Bernardes Bühler; Juliana Neves; Kely Carvalho; Leila Hamra; Lúcia Mourão; Patrícia Barcellos Diniz; Tatiana Chaves;
- Fisioterapeutas: Evelim Gomes, Guilherme Herrera e Thiago Luciano Rodrigues
- Médicos: Cláudia Schweiger (otorrinolaringologista); Cristina Targa (gastroenterologista); Roberta Ismael (otorrinolaringologista)
* Veja os minis CVs dos docentes no site: http://camilafussi.com.br/docentes/
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